Você precisa conhecer a Dobra

Uma empresa inspirada no capitalismo consciente e na economia colaborativa, a Dobra surge para desafiar os padrões da indústria de moda com carteiras feitas de "papel". Isso, são tão leves e finas que parecem ser de papel. Conheça essa empresa 100% aberta e com visão ampla no futuro.



    Os irmãos Guilherme (23) e Augusto Massena (20) juntamente com seu primo, Eduardo Seelig Hommerding (26) criaram a marca Dobra há dois anos com o intuito de ser uma produção 100% local e com mão de obra super bem valorizada. Eles não mantêm estoque dos produtos, produzindo sob demanda para cada cliente. Cerca de 4 mil carteiras são vendidas por mês.

     As carteiras são disponíveis em três modelos: o CNH, que leva esse nome em referência ao tamanho da carteira de motorista, o RG, um pouco maior, e o old is cool, que remete ao design de carteiras tradicionais. Todos são feitos de tyvek, um tecido fabricado a partir de fibras entrelaçadas, resistente à água e difícil de rasgar – esse tecido é utilizado pela Nasa para embalar produtos em viagens espaciais. 
     
     90% das estampas das carteiras são feitas por artistas e designers do Brasil inteiro, que recebem parte do lucro das vendas. Se você é um artista ou sabe muito sobre estamparia, é só entrar em contato por aqui e tentar aquela collab de sucesso. 

    No site você encontra MUITAS estampas. E quando eu falo MUITAS em caps lock, é porque eu não consegui chegar no final das opções (e olha que passei muito tempo admirando as pequeninas), são 300 estampas no total. Separei algumas para ilustrar o post, mas você precisa dar aquela olhada, clicando aqui, para se identificar com a sua favorita. 









    Reciclagem

    Todos os materiais que sobram na produção das carteiras são guardados para a reciclagem. Além disso, os clientes são incentivados a devolverem suas carteiras usadas, ao invés de jogarem fora para que a empresa recicle. A Dobre oferece desconto na compra de uma nova dobra para quem recicla uma antiga, além de cobrir os custos de frete e logística reversa.

    A embalagem que a carteira vem também é reutilizável, depois de aberta, se transforma em um cofrinho de moedas montado pelo próprio cliente.


    Relacionamento
    
    O jeito com que a empresa se relaciona na internet faz toda a diferença. É notável um cuidado a mais com cada palavra utilizada no site, com cada página dentro dele e cada "gíria". Além disso, ao contatar os empreendedores para essa matéria, fui extremamente bem recebida, uma simpatia fora do comum! Parabéns, equipe Dobra.


    Uma parte muito interessante no site da empresa é o "Como Copiar a Dobra", lá eles ensinam exatamente como fazer a dobradura da carteira da marca. E também dão literalmente 26 dicas para você criar sua marca copiando a Dobra, achei a coisa mais criativa e cômica! Isso faz com que as pessoas reflitam um pouco antes de simplesmente copiar a ideia de alguém sem pensar sobre o trabalho envolvido dentro daquela empresa, traz respeito. Nunca tinha visto isso em nenhum site de marca. Novamente: parabéns, equipe Dobra. 

    Os sócios também estão trabalhando para expandir a variedade de produtos. Além das carteiras, possuem portas-passaporte e em fevereiro começaram a produzir camisetas com o bolso feito do mesmo material das carteiras. 



    Esse não é um post patrocinado. É uma divulgação gratuita de coisas boas e socialmente responsáveis que dão orgulho de se ver. Espero que gostem, assim como eu :)


Caroline César.

2 Comentários

  1. muito foda, carol! valeu pelo reconhecimento :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pela existência de empresas assim, Guilherme! Obrigada pelo conteúdo pro meu blog :))

      Excluir

Estratégia, Produção de Conteúdo e Consultoria

Com uma abordagem personalizada, produzimos conteúdo criativo e de qualidade para engajar a audiência, fornecemos insights valiosos por meio da consultoria especializada e criamos estratégias eficazes para aumentar a presença digital e impulsionar os resultados de negócios.