Na cultura brasiliense: O rap resiste

A batalha do museu é uma das mais conhecidas em Brasilia pela tradição, organização e segurança. Desde 2012, vários rappers se reúnem no Museu Nacional para expressar seus sentimentos e ideais. "Todo domingo estamos presentes para fazer a montagem do som e acompanhar o andamento da batalha", conta Catarina Maltezo, produtora cultural.



Como funciona?

    As seletivas do campeonato nacional funcionam assim: os inscritos são sorteados de dois em dois pelo público e batalham. Quem ganha, passa para a próxima fase no final de cada batalha, o público vota e os jurados da seletiva dão o veredito.

    Em cada batalha, um rapper começa atacando e o outro defende. No segundo round, quem atacou no primeiro, agora defende e vice-versa. O terceiro round só ocorre se o público e os jurados quiserem.


Foto: Caroline César - Batalha do Museu


Ideologia

    Jhonatan, mais conhecido como Mc Jhon, afirma que as batalhas de Brasília proporcionam um lazer a baixo custo e de brinde ainda acontece a propagação de ideias, estimulando o estudo, já que o mc deve saber o que falar. Além disso, o mc ressalta o aumento da autoconfiança e a habilidade de articular que os rappers adquirem. 

    "O rap na minha vida é um instrumento que dá voz, vez e protagonismo. Permite tratar diversos assuntos sob uma ótica própria e debater com ideias distintas", conta.

Foto: Caroline César - Mc Jhon na Batalha do Museu


    Em Brasília, os índices de violência e mortalidade de jovens são altos. Muitos encontram uma saída no rap, assim como Mc Faryd.

    "O rap me livrou do lado obscuro das ruas, me livrou do crime e me botou na arte", conta.

    Faryd ressalta também que as batalhas são um verdadeiro incentivo à cultura, literatura e o livre poder de descarregar emoções através das palavras.


Foto: Caroline César - Mc Faryd na Batalha do Museu


    Para Catarina Maltezo, produtora cultural da Batalha do Museu, o hip-hop, em sumo, tem cunho político também. "A gente faz uso de ensinamentos que estão contidos em letras e atitudes de todos os envolvidos", explica.
    A produtora ressalta que a BDM (Batalha do Museu) constrói o futuro, ao considerar que todos ali são formadores de opinião. "Temos função didática e construtiva", afirma.

 
Foto: Caroline César - Batalha do Museu

     Mc Jhon explica que para o rap crescer mais no DF, é necessário que os mc's se unam ainda mais. "Precisamos nos conectar com os meios de comunicação, expor mais e para mais pessoas o que vem sendo feito", ressalta. Além disso, o mc conta que é comum existir batalhas em todos os lugares e os próprios residentes desconhecerem isso. 
      Se você nunca foi a uma batalha de rap, sinta-se convidado. É uma experiência incrível com uma energia muito boa. Faz bem conhecer novos costumes, ainda mais esse que não só é um entretenimento, como é também o ponto de saída para tanta violência e caos no mundo atual.


1 Comentários

  1. Baccarat | A Beginner's Guide to Baccarat
    In the United States, งานออนไลน์ there 샌즈카지노 are several types of games available to play. Some worrione of these are variants of Baccarat. You can play online baccarat by

    ResponderExcluir

Estratégia, Produção de Conteúdo e Consultoria

Com uma abordagem personalizada, produzimos conteúdo criativo e de qualidade para engajar a audiência, fornecemos insights valiosos por meio da consultoria especializada e criamos estratégias eficazes para aumentar a presença digital e impulsionar os resultados de negócios.